Dentro do objetivo principal da 4ª etapa do projeto FIDE Infinite Chess, apoiado pelo COI, de expansão do xadrez pelas Américas e África, o programa chegou ao Brasil.
O lançamento oficial do projeto de xadrez para pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA) foi no dia 22 de novembro de 2023 na Associação Brasileira Autismo Conexão (ABRAAC) pelo treinador de xadrez e coordenador do projeto Luciano Gomes de Sousa.
A aula introdutória contou com a presença das crianças e seus pais. Entre os convidados especiais também estavam a psicopedagoga Giulianna R. Osteti e Sheila Marcondes, vice-presidente da Associação Brasileira Autismo Conexão (ABRAAC) que contribuíram com sua experiência e conhecimento na implementação do projeto.
O que é o projeto FIDE Infinite Chess
O Projeto INFINITE CHESS da FIDE (Xadrez Infinito) tem como objetivo aumentar o conhecimento e a conscientização sobre o xadrez para crianças com transtorno do espectro do autismo (TEA).
Além disso, dar conselhos práticos a professores e pais, estudar os benefícios da introdução ao xadrez e desenvolver vários métodos de ensino.
O projeto é executado em cooperação com a Comissão Social da FIDE.
Etapas alcançadas até agora
Em 2019, o Projeto Xadrez Infinito começou com a experiência da Bielorrússia, quando então a Federação Bielorrussa de Xadrez criou 4 grupos com 4 pessoas em cada grupo.
Em Janeiro de 2021, foi lançado um projeto piloto em mais seis países: Espanha, Turquia, França, Gibraltar, África do Sul e Noruega.
Em 2021, ocorreu um seminário introdutório da FIDE, que contou com 130 participantes de mais de 50 países.
De 2 a 3 de outubro de 2021, a FIDE organizou o 2º Seminário Educacional da FIDE “Xadrez para crianças com transtorno do espectro do autismo. Aprenda e ensine”.
Foi um esforço intercomissões, realizado pela Comissão de Xadrez na Educação da FIDE, Comissão para Deficientes e Comissão Social da FIDE.
O principal objetivo deste seminário de dois dias foi fornecer conhecimentos básicos e conselhos práticos para professores, treinadores e pais que desejam ensinar xadrez a crianças com Transtorno do Espectro Autista.
Em novembro de 2023 foi realizado o 4º Seminário Educacional FIDE do Projeto Infinite Chess, “Xadrez para crianças com transtorno do espectro do autismo. Aprenda e ensine”.
O objetivo é fornecer conhecimentos básicos e conselhos práticos a professores, treinadores e pais que desejam ensinar xadrez a crianças com Transtorno do Espectro Autista.
Com o apoio do Comitê Olímpico Internacional (COI), foi lançado o primeiro programa educacional: “Guia metodológico para professores ministrarem aulas de xadrez no trabalho com crianças com transtorno do espectro do autismo”.
O programa de treinamento “Xadrez Infinito” para ensinar xadrez a crianças com transtorno do espectro autista (TEA) está disponível em vários idiomas – inglês, francês, espanhol e russo. Recentemente, foi traduzido para o idioma árabe e publicado no site do projeto.
Fonte: Infinite Chess