Assim como acontece com qualquer hobby ou atividade, pode haver algumas desvantagens em jogar xadrez.
Há que se considerar também que, por vezes, isso não é “culpa” do xadrez, mas sim, se possíveis hábitos ou pré-disposição do jogador.
No entanto, nenhuma dessas desvantagens é mais séria do que participar de qualquer outro jogo competitivo. O xadrez é um jogo não só difícil de jogar, mas também pode causar muito estresse e ansiedade.
Possíveis problemas enfrentados ao jogar xadrez
Entre outros possíveis problemas, o estresse causado pelas competições pode afetar a saúde geral e impedir uma boa noite de sono.
Vamos então conhecer algumas das armadilhas para a saúde mais comuns de jogar xadrez para quem é muito competitivo?
Jogar xadrez pode ser estressante
Os jogadores de xadrez competitivos costumam sentir muita ansiedade com seu desempenho durante as partidas. Alguns jogadores até descreveram o jogo como uma tortura mental. O estresse causado pelas classificações competitivas ou pelo desempenho pode até interferir no sono saudável.
Pesquisadores analisaram as mudanças na frequência cardíaca em jogadores de xadrez que estavam empenhados em resolver problemas difíceis durante uma partida. A variabilidade da frequência cardíaca é um indicador do aumento da atividade e do estresse do sistema nervoso simpático.
Em jogadores mais experientes e habilidosos, a variabilidade da frequência cardíaca não mudou mesmo quando os problemas se tornaram mais difíceis, enquanto os jogadores menos experientes tiveram uma queda na variabilidade da frequência cardíaca.
Portanto, os pesquisadores acreditam que essa mudança está associada ao aumento do estresse causado pelo desafio cognitivo dos problemas do xadrez.
Por outro lado, jogar xadrez também já foi associado à diminuição dos níveis de estresse no corpo. Essa redução do estresse tem muitos benefícios. Por exemplo, pessoas que jogam xadrez regularmente e por diversão têm menor risco de doenças cardíacas, derrames e outras complicações médicas.
O xadrez pode levar à obesidade
Um estudo descobriu que jogar xadrez pode aumentar o risco de obesidade. Descobriu-se que os jovens jogadores de xadrez se alimentam inadequadamente, principalmente durante os torneios.
Os jogadores de xadrez tendem a fazer escolhas alimentares erradas porque confiam no sabor, na textura e na aparência dos alimentos, e não no seu valor nutricional.
Esse hábito de comer alimentos não saudáveis é reforçado ao longo de anos de treinamento e competição. Por esta razão, é importante oferecer educação nutricional aos jogadores de xadrez nas fases iniciais da sua carreira.
Jogadores de xadrez experientes queimam centenas de calorias por dia. Este é um dado que pode surpreender, porque a maioria das pessoas considera este esporte relaxante ou de lazer.
No entanto, o xadrez é um esporte de alta intensidade e muito estressante. Isso significa que os jogadores de xadrez normalmente perdem vários quilos durante os torneios, tornando difícil manter o mesmo peso. Mas isso não significa que o xadrez não esteja relacionado à obesidade.
Segundo outro estudo, os jogadores de xadrez são menos propensos a comer frutas e vegetais ao longo do dia. A maioria dos jogadores consome esses alimentos em apenas duas refeições, portanto esta dieta não é particularmente nutritiva para eles.
Mas pode ser uma escolha saudável para alguns porque o xadrez aumenta a concentração e a memória, melhora a agilidade mental e promove o pensamento criativo. No entanto, é importante observar que jogar xadrez durante horas por dia pode causar fadiga e redução da capacidade de atenção.
Além da saúde física, os jogadores de xadrez precisam praticar exercícios para se manterem em forma.
A inatividade leva a problemas de saúde mental, obesidade e incapacidade de concentração. O exercício pode ajudar as crianças a permanecerem ativas e saudáveis, melhorando a concentração e a resistência.
Muitos jogadores de xadrez ficam sentados por horas sem se movimentar, enquanto os enxadristas mais experientes alongam os braços e as pernas durante jogos longos.
Jogar xadrez pode causar problemas cardíacos
Embora não haja evidências científicas de que jogar xadrez cause problemas cardiovasculares, estudos mostraram que ele pode contribuir para a hipertensão. A pressão alta aumenta o risco de acidente vascular cerebral, ataque cardíaco e doenças renais.
Atividades mentais de alta pressão são prejudiciais ao coração porque fazem com que o sangue coagule facilmente. Alguns jogadores de xadrez conhecidos sofreram de problemas cardíacos.
O Grande Mestre Vladimir Bagirov sofreu um ataque cardíaco durante um torneio aberto na Finlândia e morreu no dia seguinte.
Outro jogador de xadrez, Aivars Gipslis, sofreu um ataque cardíaco durante um jogo da liga. Gipslis foi levado às pressas para o hospital e morreu três meses depois.
Embora jogar xadrez possa reduzir a pressão arterial, também pode diminuir a variabilidade da frequência cardíaca. Isto é resultado do aumento da atividade do sistema nervoso simpático, o que resulta em estresse.
Enfim, jogar xadrez regularmente não parece causar problemas cardíacos, mas é importante ter certeza de que você não está se esforçando demais.
Ser um jogador de xadrez pode tornar uma pessoa arrogante
Isso mesmo, será que jogar xadrez pode torná-lo arrogante? A resposta depende de como você define arrogância.
A arrogância é uma característica ao mesmo tempo desejável e indesejável. Os jogadores de xadrez precisam ter confiança em suas habilidades, mas algumas pessoas confundem timidez social com arrogância.
Além disso, há quem veja a timidez social como vaidade.
Portanto, se você está se perguntando se jogar xadrez pode torná-lo arrogante, existem algumas características comuns dos jogadores de xadrez que podem fazer você parecer indiferente.
Muitos jogadores de xadrez tendem a ser indiferentes e distantes porque o jogo não se presta a longas conversas. O xadrez também tende a fazer com que as pessoas concentrem toda a sua atenção no tabuleiro, fazendo com que os jogadores pareçam tímidos.
Outros possíveis efeitos negativos do xadrez
Existem ainda outros efeitos negativos e contras de jogar xadrez.
Uma deles é que o jogo pode levar o jogador ao vício. Há jogadores podem ficar obcecados pelo jogo e negligenciar outros aspectos importantes de suas vidas.
Outra desvantagem de jogar é que pode levar à trapaça. Alguns jogadores podem usar movimentos ilegais ou informações ocultas para obter vantagem sobre as regras do jogo de xadrez.
Além disso, o xadrez profissional pode ser frustrante. Isso porque, se um jogador nunca vence, ele pode ficar com raiva e ressentido.
Mas, o que acontece quando você joga xadrez demais? Se você adora xadrez, deve estar se perguntando se é um problema jogar demais.
A resposta é sim! Se você passar muito tempo jogando xadrez, poderá começar a sofrer com algumas consequências negativas.
Por exemplo, você pode começar a negligenciar outros aspectos importantes da sua vida, como família, amigos, escola ou trabalho.
Você também pode ficar mais ansioso e irritado e ter problemas para dormir. Portanto, se você perceber que está gastando mais tempo pensando no xadrez do que gostando de jogar, talvez seja hora de fazer uma pausa.
Conclusão
Embora jogar xadrez tenha muitas vantagens, também existem algumas desvantagens em jogar.
Uma dessas desvantagens é que o xadrez pode consumir muito tempo. Um jogo pode levar de alguns minutos a várias horas e, se você estiver jogando contra um oponente forte, talvez não consiga terminar de uma só vez. Isso pode ser frustrante, especialmente se você estiver tentando melhorar suas habilidades no xadrez.
Outra desvantagem é que o xadrez pode ser bastante exigente mentalmente. Você precisa ser capaz de pensar vários movimentos à frente, e isso pode sobrecarregar seu cérebro. Se você não tomar cuidado, você pode facilmente se estressar.
Por fim, a imersão total no xadrez pode levar a um desleixo com a saúde de uma forma geral. Portanto, se você acredita que isso esteja acontecendo, procure enfrentar esses problemas.